Grand Fantasia: Sistema de Malícia
Devido ao grande número de players perguntando/desconhecerem o assunto, até mesmo por que no site oficial do Grand Fantasia não contem informações suficientes sobre o assunto, resolvi fazer esse tutorial sobre o que sei até agora sobre o sistema de Malícia e como o grupo pode fazer para domina-lo.
Para começar, devemos saber antes de tudo, o que é malicia. Malícia basicamente é um “pseudo-dano” que um player pode provocar em um alvo NPC ao atacar com qualquer um dos três tipos de ataque disponíveis no jogo, e também um sistema que equilibra as classes do jogo.
“pseudo-dano”? bom... não consegui encontrar um termo que descreva melhor isso, mas conforme leem o tutorial, vão entender que a realidade não é tão distante do termo apresentado. Criemos um grupo com um paladino, um beserker, e um sábio, e eles estão nesse momento enfrentando um boss com um HP que ultrapassa os três milhões. Continuando o que havia dito sobre malicia, ela é um valor numérico, e ainda que não seja possível de ser monitorado pelo player, esse valor pode ser controlado. Por enquanto vamos observar o caso do paladino e do berserker do grupo anterior, para uma explicação mais simples.
O paladino provoca em um ataque normal com uma espada de uma mão 1900 de dano no boss anterior, enquanto o berserker provoca 4500 de dano com um machado de duas mãos no mesmo boss. Logo a malícia base do paladino no primeiro ataque é de 1900 e a malícia base do berserker é de 4500, se a luta seguisse, não iria demorar muito para que o boss virasse sua atenção para berserker, iniciando uma queda em cadeia do grupo. E é ai que devem entrar em ação os multiplicadores de malicia, que apesar de não aumentarem o dano, aumentam a agressividade do boss para o player com maior quantidade de malicia. Digamos que todos do grupo estejam com o set nível 40 completos o da malicia do paladino não seria apenas 1500 pois ele estaria usando skills como “Sangue Fervente” que aumenta 58 pts de ataque, e dobra a malícia a cada ataque, tendo assim 3800 pts de malicia mais a skill “A Beira da Honra” que garante +15% de malícia e o set do nível 40 que adiciona também +15% de malicia e 50% de dano no “Ataque Escudo Poderoso”, quando esse mesmo ataque é utilizado e acerta um critico a malicia total vai ser 7500 +130% +1300 = 18550 fazendo com que mesmo que não faça muito dano, mantenha a agressividade do boss para si, mas mesmo com essas skills pode não garantir a atenção para si, por causa dos ataques brutais do DPS dmg do grupo, então é aconselhável que ele n pegue tão pesado no boss, pelo bem do grupo.
Outra situação agora é com o sábio do grupo, com o passar do tempo o boss invoca uns creeps para atacar o paladino que tem a agressividade ou pontos de malicia mais alto do grupo, enquanto isso o sábio esta curando o paladino dos ataques do boss e dos creeps, como mais ninguém os atacou, com as habilidades de cura a malícia do sábio é facilmente aumentada para os creeps. Ainda não esta definida uma forma de calcular a malicia provocada por skills de cura, mas é possível perceber, que a malicia gerada pela cura é bem menor comparado a quantidade de HP recuperado, tanto que a atenção dos creeps é facilmente desviada no primeiro ataque qualquer outro dos membros faça.
Agora, quanto aos buffs de reflexão de dano? Eles geram malicia? Sim. E eles também são afetados pelos multiplicadores de malícia, portanto são aconselhados de serem usados apenas no tank principal, e se possível no tank secundário (outro paladino ou sábio).
Bom, concluo agora esse tutorial, sobre o que eu sei até agora sobre malicia. Tendo chegado aqui vocês devem ter percebido que “pseudo-dano” não é tão longe da realidade, mas ainda assim não é o termo ideal, e também porque ele é um sistema que equilibra as classes no jogo.
De qualquer forma espero ter ajudado o pessoal, e quem tiver alguma dúvida ou informação a adicionar é só me avisar e corro pra editar esse tutorial.